Um Mood Board é um “quadro de inspirações”, ” quadro de referências visuais” de um projeto. É um recurso muito usado por designers, decoradores, arquitetos, criativos, produtores, fashionistas para expresssar visualmente qual será o estilo que o projeto criado por eles terá e como será desenvolvido visualmente. É uma forma de traduzir uma ideia em imagens. 😉 Um passo após o momento de brainstorming (chuva de ideias) para materializar o que foi discutido e idealizado.

Autoconhecimento Visual

Mas o Mood Board não precisa (e não é) ficar restrito ao mundo fashion, de decoração etc. Ele é um excelente recurso para permitir a conexão com a inspiração e criatividade. 🙂

E pode ser usado por todos! Utilizo essa técnica com minhas alunas nas Oficinas Criativas e também para o meu próprio desenvolvimento pessoal.

Costumo dizer que o Mood Board é um quadro de autoconhecimento visual.

Vou explicar melhor: através dele você pode se religar, pouco a pouco, com o que te inspira, com sua identidade expressiva, enfim, com sua essência criativa.

Ao criar um Mood Board pessoal você se conecta com o seu estilo de ser, sem críticas ou julgamentos. Uma proposta criativa de construir, sem pressões ou interpretações, um quadro de referências com imagens que você tem afinidade. Você brinca de decorar a sua própria “casa interior”.

Como criar um Mood Board?

Confeccionar um Mood Board não requer nenhuma habilidade. O quadro é feito através de imagens de revista, fotografias, pedaços de tecido, recortes de embalagens, elementos da Natureza ou o que você mais desejar incluir. 😉

Para montar o seu, basta escolher um suporte para colar suas imagens e referências visuais. Pode ser cartolina, papel A3, vários papéis A4 (coloridos ou não) ou até uma área na parede.

A etapa mais importante é a busca de referências visuais e imagens. Nela você irá e liberar do certo e errado, do que deve ou não deve gostar, e de qualquer pressão estilo: TEM QUE SER ASSIM.

Simplesmente encante-se pela vida!

Busque cores, texturas, imagens, fotos que lhe agradam, que tem a ver com você. Surpreenda-se!

Após essa etapa, cole (com cola ou fita adesiva) a seleção das referências visuais no suporte que escolheu!

Voilá! Seu Mood Board está criado.

Não se desespere em achar todas as referências visuais. Construa seu quadro de inspirações aos poucos. Nada é fixo. Tudo pode ser mudado, assim como seu Mood Board. 😉

Assista abaixo o vídeo com o passo a passo da criação do meu Mood Board. 😉

Mood Board na Oficina Criativa

Como aplicar essa técnica em uma Oficina Criativa? Existem muitas formas de aplicar, vou detalhar a principal.

O quadro de inspirações pode ser construído ao longo de uma Oficina Criativa, uma forma do participante ir se relacionando intimamente com sua essência criativa. Pouco a pouco montando sua “decoração interna”.

Funciona para todos! Sem restrição de idade! Tanto para pessoas que estão muito longe de conhecer essa essência quanto para as que estão mais próximas.

Muitas vezes, uma pessoa acha que não conhece o que gosta ou o que lhe inspira, porque não conseguem traduzir em palavras. Só que nunca percebeu isso! Porém, quando é estimulada visualmente encanta-se com a riqueza interior que possue.

Em uma Oficina Criativa (ou se você for aplicar em um trabalho terapêutico), o Mood Board proporciona construção de identidade pessoal, autoestima, autoconfiança, segurança para criar, desbloqueio e incentivo da criatividade e reconecta com a inspiração criativa.

Esse quadro de inspiração e referências deve ser observado, consultado visualmente em qualquer momento de “branco”.Permite que descubramos formas, objetos, curvas, contornos, cores, tons que vão ajudar a novos desdobramentos e produções criativas.

Veja abaixo o vídeo da LIVE! completa que fiz no facebook e instagram sobre este tema. Não esquea de deixar seu comentário! 😉

Participe da Aula Inaugural Gratuita TURMA 5 - Oficina Criativa Profissionais

Vem conhecer todos os benefícios de uma Oficina Criativa e saber como montar sua própria Oficina na Aula Inaugural da Turma 5 do meu treinamento online Oficina Criativa para Profissionais.

Será online e gratuita, no dia 11/06, as 19h.

Essa é uma oportunidade única para você, que é arteterapeuta, arte educador, professor, voluntário ou profissional que deseja trabalhar com Arte e aprender a ativar a Criatividade e a Autoestima de crianças, adolescentes, adultos ou idosos, construindo sua Oficina Criativa, junto comigo. 🙂

Clique no botão abaixo e participe gratuitamente. ⤵️

Participar!

Gostou desse post? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui seu comentário.⤵️

Facebook Comments