Como publiquei na semana passada por aqui no Blog, vou mostrar para você um pouquinho do meu processo criativo. Para te inspirar, para aguçar sua curiosidade e te estimular a fazer também. 😉

Na Live que fiz no Facebook, no dia 09/11/17, sugeri Três atividades de Arte Criativa para exercitar a Resiliência Emocional. Mostrar de forma prática como a proposta criativa pode, e muito, colaborar com o estímulo à educação emocional. Foi uma continuação do papo ao vivo que fiz na semana anterior, lá mesmo no Facebook, no qual fiz a relação da Arteterapia e a Resiliência Emocional.

Se você perdeu essa LIVE!, veja ela clicando aqui.

No vídeo abaixo, você verá o meu processo criativo ao fazer uma das atividades sugeridas: manchas com nanquim. Além do Nanquim, usei também borrifador de água, papel canson 240gr, pincel, tampinhas de garrafa para armazenar o pouco da tinta e lápis aquarelável. 🙂

A Arte nos mobiliza tanto e é tão poderosa, que mesmo consciente do objetivo da técnica, vemos aflorar em nós resistências, falas inconscientes, auto-críticas, julgamentos, a vontade de acertar, de ser aceito etc….

Tudo isso aflora ao fazermos Arte Criativa. Cada pessoa de um jeito.

E comigo, não foi diferente. 🙂

Adoro fazer manchas, amo trabalhar criativamente com o inesperado. De ver ressurgir o que não controlamos e depois imprimir minha visão criativa no papel.

E é justamente assim que começamos a exercitar a Resiliência com a Arte. Essa possibilidade que a Arte permite de mudar o que parece imutável. De permitir que imprimamos nossa expressão pessoal em uma cena (mancha) que aparece no papel. Nessa proposta criativa, precisamos lidar com esse inesperado, a, aparentemente, imutável mancha de Nanquim.

No meu processo, comecei ressaltando uma forma que (para mim) assemelhou-se com um coração, depois observei silhuetas, que, de início, me pareceram sombrias. Relutei em aceitar as imagens e tive um insight:

Essa Arte é minha! Transformo no que desejar! Não precisa ser sombrio! Não precisa ser escuro! Pode ser o que eu quiser!

E assim surgiram meus Anjos! 🙂

Na vida, também é assim. Podemos mudar o imutável aos nossos olhos. Só precisamos “limpar” as janelas da visão para enxergar a beleza que está disponível para nós e não víamos.

Você pode perguntar:
Pat, mas como posso fazer com que o grupo que assisto tenha esse insight? É só fazer essa atividade que eles terão essa sensação?

Eu respondo para você:

Nada é certo! Nós, como facilitadores, não controlamos nada. Como facilitadores de uma Oficina Criativa, só cabe a nós trazer oportunidades de experimentação. Oportunidades para os participantes vivenciarem experiências criativas, formas diferentes de expressar a si mesmos, sem o rótulo de certo e errado.

E cada um, no seu tempo, conquistará, passo a passo, o seu equilíbrio emocional. Juntará as peças do seu próprio quebra cabeças brincando, e Fazer Arte. Porque nesse espaço tudo é permitido e possível. E essas sementes darão frutos além desse momento criativo.

Veja o vídeo abaixo e depois me conte nos comentários o que achou!

 

Ebook Gratuito: Três técnicas de Arte Criativa para ativar sua Criatividade

😓 Está cansada de buscar técnicas artísticas para suas aulas de arte ou sessões de arteterapia? Baixe AGORA o Ebook Três Técnicas Comprovadas para Ativar a Criatividade com a Arte Criativa e entre em contato com um método novo que ajuda a driblar o BLOQUEIO CRIATIVO de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Clique no botão abaixo e baixe seu E-Book gratuito. ⤵️
BAIXAR GRÁTIS AGORA!
Facebook Comments