técnica anti estresse para livros de colorir usando lápis de cor e giz de cera aquarelável

Muitas pessoas me perguntam se os livros de colorir também servem como método anti estresse e se acalmam a mente. Eu respondo a você: depende…

Quer saber por que?

Você só consegue se desligar, desplugar das preocupações quando faz algo que te permita um momento de tranquilidade, livre de exigências. Nem todo mundo tem afinidade com a técnica de colorir com lápis de cor. Mas isso não significa que não podem aproveitar dos benefícios dos desenhos para colorir.

Cada material artístico nos proporciona um tipo de experiência. É como em um relacionamento, podemos achar lindo por fora, mas na hora de estar junto, nem sempre nos dá tanto prazer. 😛

Isso porque o material ou a técnica utilizada não está acionando o que nos desperta para o relax.

Tem pessoas que curtem desenhos muito detalhados e amam ficar horas colorindo com perfeição cada detalhe. Isso as deixa relaxadas. Se você tem esse perfil, o livro de colorir, da forma padrão que é divulgada, sim, irá te relaxar.

Muita atenção! Se o ato de colorir começar a virar obrigação ou trouxer exigências demais com seus coloridos ou decepção de não conseguir fazer o efeito esperado etc e tal. Pare! Respire fundo e continue lendo esse post para poder entrar para o mundo de colorir de uma outra forma, ok? 😉

Minha proposta, quando uso um livro de colorir ou desenho para colorir, é usar o material artístico e técnica adequada para diferentes perfis (ou estados de humor/ser) com o objetivo de relaxamento e anti estresse. A arte criativa tem o propósito de incentivar a criatividade e proporcionar equilíbrio em nós mesmos. E os livros de colorir são meus aliados em algumas dessas propostas artísticas.

Quer experimentar uma técnica nova em um desenho para colorir? Siga os passos abaixo e mãos à obra!

  1. O material que utilizaremos é: desenho para colorir, de preferência com espaços maiores sem grandes detalhes e que não seja muito grande; lápis de cor aquarelável ou giz de cera aquarelável (uma única cor, a de sua preferência), pincel de aquarela médio ou a caneta aquabrush (ela é um pincel com reservatório de água. Muito prática!), copinho com água e papel higiênico para limpar o pincel. Usei giz de cera preto aquarelável da Reeves, caneta aquabrush (que simplesmente amo pela praticidade de poder aquarelar a qualquer momento!!) e colori um desenho do “Livro de bolso para colorir e relaxar”, editora L&PM.
  2. Com o material já separado, respire três vezes profundamente para entrar em contato com o momento presente.
  3. Com o lápis de cor ou giz de cera vá contornando o interior da figura e fazendo riscos. Deixe áreas brancas, não cubra todo o espaço (como na figura abaixo).
    detalhe da técnica giz cera aquarelável. Rabiscos e contornos com áreas brancas.
  4. Depois do desenho coberto de riscos, umedeça o pincel na água (se necessário, passe o pincel no papel para tirar o excesso) e vá dissolvendo os riscos e contornos que fez. Você pode começar das áreas brancas para as escuras ou vice-versa e verificar qual efeito que mais lhe agradou.post_livrocolorir_4
  5. Lembre-se de respirar em todo o momento. Estamos colorindo para nos divertir e acalmar a mente. 😉
  6. Após dissolver todos os rabiscos e contornos com água, está pronto!!! \0/
  7. Se desejar, pode fazer em mais de um desenho, sem muitos detalhes, e usar mais de uma cor.

 

Gostou? Compartilhe esse post com seus amigos e deixe pra mim um comentário aqui embaixo, quero muito saber sua opinião.

Facebook Comments