Quem trabalha com Arte, seja na arteterapia, na arte-educação, no voluntariado, artesanato em oficinas criativas ou mesmo como hobbie, não pode deixar de cuidar da sua inspiração criativa. Não é porque trabalhamos com Arte que estamos ilesos da síndrome da folha em branco, não é mesmo?

Ao longo desse período treinando profissionais em meus cursos e oficinas observo cada vez mais que, por justamente trabalharmos com a Arte, estamos mais expostos aos momentos em que falta esse combustível precioso de nosso trabalho: a inspiração.

E por a Arte ser tão sutil e ser a voz do coração (veja meu outro post que falo sobre isso aqui) temos a obrigação prazerosa de cuidar da inspiração em nossas vidas da mesma forma que nos preocupamos em nos capacitar com técnicas artísticas, conhecer materiais e teorias.

Ao contrário do que se acredita, inspiração não é algo que caia do céu ou um prelúdio dos deuses.

Inspiração é uma conquista diária com técnicas que façam você se aproximar do que lhe dá prazer, acionando a válvula propulsora da criatividade.

Por isso, vou compartilhar aqui 5 técnicas que utilizo no meu dia a dia e também ensino as minhas alunas para reativar a Inspiração Criativa na sua vida!

  1. Entrar em contato com a Natureza

Ao estarmos em contato com a Natureza conseguimos observar formas, cores, movimentos que são ricas fontes de inspiração criativa. Ao observarmos uma simples folha ou flor podemos sentir sua fragrância, perceber inúmeros tons de cor, texturas e contornos e formatos.

Essa é uma das fontes que mais me inspiram.

Se estou estressada ou agitada e tenho a síndrome da folha em branco, corro para as minhas plantinhas ou vou caminhar em um parque ou jardim.

Em poucos minutos, com a inspiração a todo vapor.

O mesmo vale para usar os elementos da Natureza como suporte (um exemplo é a (pintura em folhas secas que ensino no meu ebook) ou ferramenta, como a técnica de pintar com flores, ensinada no meu curso online TOP Técnicas de Arte Criativa.

  1. Usar materiais artísticos diferentes para fazer a mesma técnica

Um ótimo exercício é mudar o material artístico que você utiliza para fazer uma atividade. No desenho com régua experimentei usar lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, lápis aquarelável, pastel oleoso e até tinta guache. O resultado foi inspirador! Por mais que usasse a mesma técnica, ao mudar de material pude me relacionar e expressar de forma diferente. 😉

Então se você está habituada a uma mesma atividade, que tal mudar o material artístico que utiliza? Você vai se inspirar e surpreender!

  1. Meditar ou silenciar por 5 minutos e depois rabiscar

Ao meditar, pausar silenciar ao longo do dia, mesmo que seja somente por 5 minutos, você resgatará o contato com a sua essência. Sairá do estresse, da tensão e da exaustão mental que impedem o seu relacionamento com a inspiração criativa. Sairá do caos para a bonança. 🙂

Entre em contato com a sua respiração, faça umas três respirações profundas, observe o ar entrar e sair do seu corpo e, em seguida, rabisque em um papel, sempre com a atenção na sua respiração.

Faço esse exercício todos os dias e posso te garantir que funciona muito mais do que você pode imaginar!

  1. Caminhar como turista na mesma cidade e fotografar o que te encanta

Aproveite o seu dia a dia para se inspirar na sua própria cidade. Essa técnica vivenciei quando comecei a observar o trajeto que fazia há mais de cinco anos em uma rua perto da minha casa e não visualizava a beleza que ela me oferecia diariamente. Deixava passar, por estar com pressa demais para andar como turista na minha própria cidade. Quando comecei a me permitir encantar pelo o que estava ao meu redor (graças também à minha prática diária de Atenção Plena) vi a mesma rua se transformar aos meus olhos e passei a me encantar e fotografar o que me inspirava. Detalhes pequenos, mas preciosos e inspiradores.

Então, minha dica é para você fazer o mesmo. Se encantar na sua cidade, pela rua que você passa, pense que é um turista, pois quando visitamos cidades e lugares desconhecidos conseguimos perceber a beleza do local que a rotina nos impede de ver. 😉 Se quiser fotografe esses detalhes sem estresse e vá armazenando essas imagens inspiradoras para poder se inspirar nelas em dias não tão inspiradores.

  1. Ter seu Caderno de Rabiscos

Tenha um bloquinho para rabiscar sempre à mão! Essa dica é antiga minha, mas ela me salva muitooo quando estou sem inspiração para poder reenergizar minha fonte criadora. Levo o bloquinho comigo na bolsa e rabisco. Simples e eficiente! Melhor do que zapear no celular, te garanto! 😉

Essas foram só 5 técnicas para te ajudar a resgatar a inspiração criativa. Uma palinha do que venho ensinando nos meus cursos e oficinas, online e presenciais.

No meu treinamento online Oficina Criativa para Profissionais, por exemplo, dou de bônus um módulo completo com 7 Técnicas práticas para estimular a criatividade. Meu objetivo é  ajudar as alunas a recarregarem suas energias criativas. Para mim esse é um combustível fundamental no nosso trabalho e faço questão de ajudar as alunas a terem recursos para se inspirar diariamente na sua profissão.

Assista abaixo o vídeo  da LIVE! que fiz no Facebook na qual explico detalhadamente as 5 Técnicas e mostro meus trabalhos. 😉

Participe da Aula Inaugural Gratuita TURMA 5 - Oficina Criativa Profissionais

Vem conhecer todos os benefícios de uma Oficina Criativa e saber como montar sua própria Oficina na Aula Inaugural da Turma 5 do meu treinamento online Oficina Criativa para Profissionais.

Será online e gratuita, no dia 11/06, as 19h.

Essa é uma oportunidade única para você, que é arteterapeuta, arte educador, professor, voluntário ou profissional que deseja trabalhar com Arte e aprender a ativar a Criatividade e a Autoestima de crianças, adolescentes, adultos ou idosos, construindo sua Oficina Criativa, junto comigo. 🙂

Clique no botão abaixo e participe gratuitamente. ⤵️

Participar!

Ebook Gratuito: Três técnicas de Arte Criativa para ativar sua Criatividade

😓 Está cansada de buscar técnicas artísticas para suas aulas de arte ou sessões de arteterapia? Baixe AGORA o Ebook Três Técnicas Comprovadas para Ativar a Criatividade com a Arte Criativa e entre em contato com um método novo que ajuda a driblar o BLOQUEIO CRIATIVO de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Clique no botão abaixo e baixe seu E-Book gratuito. ⤵️
BAIXAR GRÁTIS AGORA!

Gostou desse post? Então compartilhe com os amigos e deixe aqui seu comentário.⤵️

Facebook Comments