O que é Arte Criativa?

Você se lembra quando era criança e gostava de brincar com tintas, desenhar, moldar massinha, rabiscar com canetinha ou cortar e colar? Normalmente, quando faço essa pergunta, escuto respostas que recordam momentos de alegria, prazer, descontração, relaxamento, criatividade e despreocupação.

A gente cresce achando que mexer com Arte é brincadeira de criança ou é para aquele colega que tinha habilidade e virou artista ou artesão. Se não nos encaixamos nesse último perfil, somos “educados” a esquecer do assunto.

Com isso, nunca mais (ou quase nunca) usamos a Arte a nosso favor, e riscamos esse hábito saudável de proporcionar prazer e bem-estar da nossa vida.

Como você pode ter esse hábito de volta na sua vida?

A Arte Criativa é o método que desenvolvi para permitir que você use a Arte, da mesma forma como fazia quando era criança: sem julgamentos, sem preconceitos, sem estresse e pressão. E, com isso, trazendo para sua vida um momento de prazer e bem-estar.

Não tem que dar certo e nem tem o errado. Nem precisa de habilidade artística. O que existe nas atividades de Arte Criativa são possibilidades de criar através da OBSERVAÇÃO, do SENTIR e do EXPRESSAR.

Elaborei cinco etapas muito simples para que você possa colocar em prática, em pouco tempo, o hábito de fazer Arte Criativa no seu dia a dia.

}

1. Organizar o espaço e tempo de criação

Para inicio de um novo hábito é necessário estabelecer um compromisso com você mesmo e organizar seu espaço interno e externo para abrir-se a novas ideias e novos conhecimentos. Separe um tempo do seu dia, semana, minutos apenas e um espaço físico e mental.

2. Conexão

É momento de se escutar, de olhar para dentro de você! Com técnicas de respiração, relaxamento e meditação conseguimos escutar a nós mesmos, exercitando nosso observador interno e nos conectando ao momento presente.

3. Expressar com materiais e técnicas

Expresse o que sente, o que percebe e vê. Permita-se experimentar a sensação de usar a Arte para resgatar a sua criança interior e deixar fluir a criatividade na mistura das cores e texturas. Expresse a sua Verdade! Faça a sua arte! Você pode!

4. Contemplação

Momento de contemplar o que produziu, a sua obra, expressão de você mesmo. É hora de exercer a compaixão e a gratidão por você mesmo. Agradeça e vibre o Amor.

5. Cuidar

Exerça o respeito e o cuidado com você mesmo, zelando por seus materiais e sua produção. Após cada atividade de Arte Criativa, guardamos o material limpando e armazenando com o mesmo carinho que recebemos ao vivenciarmos esse momento.

Para estimular você a ter esses minutos de bem-estar no seu dia, trabalho unindo técnicas tanto artísticas e de arteterapia (pintura, desenho, modelagem, reciclagem, expressão corporal, colagem, música, escrita criativa…), quanto de Atenção Plena (Mindfulness).

E o que você ganha fazendo Arte Criativa?

Equilíbrio interior, menos estresse, confiança em si, alegria e paz com você mesmo, diminui a ansiedade, aumenta a autoestima, autoconhecimento, mais criatividade, aprende técnicas artísticas diferentes, diálogo com sua imaginação, percepção do seu potencial criativo, autoexpressão, concentração no momento presente, liberação de emoções e sentimentos…

 

Então, te proponho a embarcar nessa viagem de volta ao tempo para resgatar a sensação esquecida na infância de usar a Arte e a Criatividade, trazê-la para o agora e ganhar um momento só seu de criar e relaxar.

E, junto comigo, experimentar a Arte Criativa no dia a dia.

Vamos começar essa jornada juntos? 😉

abraços criativos, Patdiniz

Bora experimentar? Você vai se surpreender...

Faça esta aula gratuita incrível e conheça uma técnica simples e fácil que usa a arte e ativa a sua criatividade em apenas 10 minutos. Você só precisa de lápis e papel e de NENHUMA habilidade artística. 😉 Acredite! Você pode!

Assista Agora!