Ou, quem sabe, já presenciou esse estado de bloqueio com as pessoas que interagiu na sala de aula, oficina criativa ou no ateliê de arteterapia?
Muitas vezes sentimos essa sensação de bloqueio, mas nem percebemos. Sentimos angústia, irritação, às vezes desanimo. Ficamos parados, estagnados, sem tomar decisão alguma.
Ao lidarmos com a produção artística, vivenciamos essa mesma sensação. Vimos o papel a nossa frente e não conseguimos criar nada. Pronto! Uma barreira se formou.
No meu método de Arte Criativa, procuro desenvolver técnicas que auxiliam a desbloqueio desse momento criativo. Ao conquistar essa liberdade de criar, é possível voltar a ter confiança sobre suas escolhas, a caminhar com mais fluidez na vida.
A atividade que demonstro a seguir tem esse objetivo: aquecer os músculos criativos de crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Engana-se quem pensa que só funciona para aqueles que fazem alguma produção artística. Praticar esse exercício, possibilita que qualquer pessoa sintasse desbloqueada criativamente e, por consequência, vivencie a sensação de alívio e de menos estagnação na vida. 😉
Vem comigo e acompanhe o o vídeo.
Logo aqui embaixo, descrevo todo o passo a passo para você. 😉
- Separe o material para ser utilizado: folha A4, tampinhas de garrafas (tamanhos diversos), caneta hidrográficas coloridas.
- Com o material separado, chegou a hora de respirar profundamente umas três vezes, pelo menos;
- Agora você começará a circular as tampinhas com a cor que preferir. Isso mesmo, fará diversos círculos no papel, de diferentes formatos e tamanhos;
- Não existe uma regra para preencher a folha. Você pode preenche-la como preferir ou simplesmente ir fazendo os círculos aleatoriamente, sem pensar muito (prefiro assim;));
- Depois que tiver terminado a etapa acima, escolha cores diferentes de caneta hidrográfica para fazer padrões diferentes no interior de cada círculo. Essa parte é a minha preferida e a mais divertida. É aqui que você começa a aquecer os músculos criativos e a ir desenferrujando. Não desanime! Vá em frente, riscando, fazendo retas, curvas, bolinhas, florzinhas, tudo que vier na sua cabeça!
- Depois que tiver terminado, contemple seu desenho! Veja o que você criou a partir de uma folha branca, vazia, sem cor e formas. Você foi capaz de criar algo novo, só seu, com seu toque, seu jeito!
- Essa atividade não para aqui. Você pode inventar diversas formas de faze-la, usando outros materiais (lápis grafite, lápis de cor, caneta esferográfica, giz de cera…). São infinitas possibilidades. Crie, invente, não se limite! 😉
[UPDATE!] Gostou da ideia de trabalhar com tampinhas de garrafa? Então assiste a LIVE! que fiz no Facebook dando TRÊS atividades para você fazer usando esse material reciclável. Uma ótima forma de te ajudar a criar atividades para seu ateliê, espaço terapêutico, sala de aula ou oficina de artes. 😉 Para ver a LIVE!, clica aqui.